domingo, 5 de maio de 2013

A importância da Ginástica Laboral na Polícia Militar


A necessidade de “movimentação” foi evoluindo de acordo com o desenvolvimento da história, tendo o exercício físico diferentes aspectos como: natural, utilitário, guerreiro e  lúdico. Com a chegada da Revolução Industrial, o avanço tecnológico aliado a ênfase oferecida à forma de expressão humana verbal em detrimento à expressão corporal, vem alterando drasticamente os modos de relacionamento entre os indivíduos no seu ambiente de vida e de trabalho, enfim, vivência de poucos movimentos. Começa a era dos botões, dos relógios, das máquinas e dos controles.
Na busca do conforto e melhores condições financeiras, o ser humano passa a maior parte do tempo em seu local de trabalho do que na própria residência, executando durante horas uma mesma ação motora com comportamentos estereotipados, limitados e repetitivos. Assim acontece com o trabalho dos policiais militares que desempenham as atividades ostensivas, havendo um desgaste físico conforme a especificidade, podendo ser no âmbito administrativo, em módulos ou no emprego do policiamento ostensivo a pé, motorizado, montado e ciclístico.
Como resultado, nos deparamos com o  sedentarismo progressivo como fator de risco para a saúde, podendo mencionar a obesidade, doenças cardiovasculares, as doenças psicossomáticas causadas pelo alto nível de stress, insatisfação familiar e social, bem como as doenças causadas por LER ( Lesões por Esforços Repetitivos) /  e D.O.R.T ( Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho) que vem tomando grandes proporções.
Diante desta realidade, a atividade física e a Ginástica Laboral são importante aliadas na prevenção dessas patologias, objetivando a qualidade de vida de funcionários de diversas instituições. A primeira auxiliando na  redução e no controle do peso, na prevenção de doenças como a diabete, doenças cardiovasculares, dentre outras; a segunda, melhorando sob aspecto fisiológico a condição física do indivíduo em seu trabalho para uma rotina mais ativa . Enfim, ambas na Promoção da Saúde.




4 comentários:

  1. Um trabalho de conscientização para as Instituições públicas e privadas, pois ao investir na qualidade de vida do funcionário, as mesmas também terão uma resposta positiva no que diz respeito a produtividade e ao estímulo por parte do servidor.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS SAIONARA, A GINÁSTICA LABORAL TEM MUITOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E MELHORIA DO TRABALHO.
    BJKS

    ResponderExcluir