segunda-feira, 13 de maio de 2013

O PORQUÊ DO ALONGAMENTO


O alongamento é um importante elo entre a vida sedentária e a vida ativa. Mantém os músculos flexíveis, preparam-nos para os movimentos e ajudam-nos a concretizar a transição diária da inatividade( parada) para a atividade vigorosa( movimento), sem tensões individuais, além da prevenção contra possíveis lesões. Os alongamentos são fáceis, mas quando realizado de forma incorreta podem na realidade fazer mal, por esse motivo é essencial entendermos as técnicas corretas.

QUEM DEVE FAZER ALONGAMENTO – Todos independente de idade e flexibilidade. As técnicas se aplicam quer você fique sentado ou não o dia inteiro, fique em pé ou não, faça ou não exercícios com regularidade. Os métodos são delicados e fáceis conformando-se com as diferenças individuais, quanto a tensão muscular e flexibilidade.
QUANDO FAZER ALONGQAMENTOS – Toda vez que sentir vontade ou necessidade: no trabalho, no carro, andando, antes e depois da atividade física e em diversos momentos do dia ( de manhã antes de começar o dia, depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo, quando se sentir tenso, enquanto assiste TV, antes e depois de praticar esporte ( basquete, dança, futebol...)
POR QUÊ FAZER ALONGAMENTOS – Reduz as tensões musculares e dá uma sensação de corpo relaxado,pois na medida que relaxa a mente “ regula” o corpo; benéfico para a coordenação motora, pois que os movimentos se tornam mais soltos e fáceis, previne de lesões tais como distensão muscular ( um músculo forte e previamente alongado resiste melhor a tensões e lesões do que um músculo forte e não alongado); desenvolve a consciência corporal  ( aprende a conhecer seu próprio corpo), ativa a circulação, facilita atividade de desgaste tais como corrida, esqui, natação, ciclismo, musculação e outras, na medida que prepara o corpo para a atividade.


4 comentários:

  1. Gostei muito das informações,só fazia alongamento antes dos exercícios físicos,mas agora vejo que pode ser feito no decorrer do dia a dia em minhas atividades cotidiana!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!!! Confesso que não faço,mas sei da importância do alongamento em qualquer momento.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom Sainara, gostei da postagem. Acabei de fazer os alongamentos agora. Parei um pouquinho o trabalho para exercitar! Grande abraço e continue postando novidades para nós sedentários. kkk

    ResponderExcluir
  4. O alongamento feito com regularidade e de forma correta funciona como um analgésico, pois auxilia na diminuição de dores crônicas, bem como aumento de flexibilidade e da força. Persistindo as dores procure o seu médico.

    ResponderExcluir